Carta

leitor de revista ou jornal, contar novidades para o amigo que mora distante, fazer uma comunicação de um fato...ali está a carta!

Essa forma de produção textual existe desde que o homem necessita de comunicação à distância, ou mais precisamente, desde as inscrições rupestres, as quais eram cartas em forma de símbolos.

Aqui no Brasil, temos a carta-registro de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal Dom Manuel I, relatando o descobrimento das novas terras.

As cartas ditas “sociais” eram mais comuns antes do advento da tecnologia. No entanto, com a evolução da informática hoje temos o e-mail , veículo de informação que transporta vários tipos de cartas todos os momentos.

Atualmente, é muito difícil encontrar pessoas que trocam correspondências escritas a mão, ao contrário, falamos de correio eletrônico que não precisa nem mesmo de selo, ou seja, de ser paga.

Nesta seção, você encontrará as características dos diversos tipos de carta: comercial, pessoal, formal, informal, de amor, de despedida, argumentativa, ao leitor, resposta.